skip to Main Content
Seja bem-vindo ao Instituto de Medicina Reprodutiva
vida@imedicinareprodutiva.com.br (27) 3020-0282 / 99861-6651
Como A Acupuntura Pode Ajudar No Tratamento Da Infertilidade?

Como a acupuntura pode ajudar no tratamento da infertilidade?

A acupuntura tem sido usada há séculos na China para regular a fertilidade feminina.

Três potenciais mecanismos para seu efeito na fertilidade foram postulados:

(1) A acupuntura pode estimular a produção de opióides endógenos, que agem inibindo o sistema nervoso central, reduzindo a resposta biológica ao estresse.

Muitos casais inférteis, especialmente aqueles submetidos à fertilização in vitro (FIV), encontram-se sob forte estresse e o estresse pode reduzir a fertilidade, originando um ciclo vicioso que deve ser interrompido para que haja sucesso no tratamento.

Estudos demonstram que a intervenção psicológica antes da FIV foi eficaz em reduzir a ansiedade destes pacientes, podendo contribuir no aumento das taxas de gravidez. A acupuntura, por sua vez, apresenta ambos os efeitos, psicológico e fisiológico, podendo constituir uma excelente alternativa para a redução do estresse neste grupo. Sentimentos de relaxamento são reportados por cerca de 86% dos pacientes submetidos à acupuntura.

Desta forma, casais com infertilidade sem causa aparente, ou seja, aqueles em que, após a investigação com exames, a causa para a infertilidade não pôde ser detectada, podem desfrutar dos efeitos da acupuntura, pois muitos destes apresentam apenas níveis elevados de estresse e ansiedade, necessitando restaurar sua energia e estar em harmonia consigo mesmo e com seu parceiro.

(2) A acupuntura pode mediar a liberação dos neurotransmissores, os quais estimulam a secreção de gonadotrofinas, que, por sua vez, influenciam no ciclo menstrual, na ovulação e na fertilidade.

Pacientes que apresentam anovulação crônica, mais conhecida como “síndrome dos ovários policísticos”, podem se beneficiar do tratamento com a acupuntura. Esta patologia se caracteriza por ciclos menstruais anovulatórios e irregulares, acne, hirsutismo e infertilidade. A acupuntura irá promover o pico hormonal necessário para que haja ovulação, restaurando assim a fertilidade. Os estudos demonstram aumento no percentual dos ciclos ovulatórios de 15%, três meses antes da acupuntura, para 66% , três meses após o tratamento.

(3) A acupuntura pode estimular o aumento do fluxo vascular uterino, através da inibição da atividade neural simpática.

A acupuntura tem ação de aumentar o fluxo de sangue nas artérias uterinas, levando a um melhor preparo do endométrio, camada do útero que recebe o embrião. Isso é importante porque propicia melhora do processo de implantação embrionária, reduzindo as taxas de abortamentos espontâneos.

Benefícios da acupuntura

E os benefícios da acupuntura não estão restritos apenas às mulheres. Os homens com diagnóstico de oligospermia, ou seja, baixa contagem de espermatozóides na amostra seminal, também podem ter resultados positivos após o tratamento. Poucos tratamentos encontram-se disponíveis quando a causa é indeterminada e vários estudos têm demonstrado os efeitos benéficos da acupuntura nestes casos, aumentando não só a concentração dos espermatozóides no sêmen, mas também melhorando a qualidade da amostra (aumento do percentual de espermatozóides com movimentos rápidos e progressivos).

Isso implica em maiores taxas de sucesso nos tratamentos de reprodução assistida, quando comparado a tratamentos realizados antes da realização da acupuntura nos mesmos pacientes.

O tratamento deve ser individualizado de acordo com as necessidades de casa pessoa. A palavra casal não se aplica aqui, pois apesar de ser um casal, cada um tem sua história de vida própria, suas características pessoais e emocionais, o que gera necessidades diferentes, muitas vezes. É necessário identificar as áreas da vida da pessoa que sofreram maior desgaste, a fim de elaborar uma estratégia de tratamento que seja eficaz.

Além disso, problemas orgânicos, como dores nas costas ou enxaqueca, podem ser focados. Assim, é inevitável que haja melhora do aspecto emocional, da auto-estima, da disposição na realização de tarefas e, em conseqüência da qualidade de vida, que todos almejam. Este casal estará, portanto, mais preparado para a paternidade, em todos os aspectos.

As sessões, neste caso, devem ter início antes do tratamento hormonal propriamente dito, devendo ser mantidas durante a estimulação ovariana. Pacientes que apresentam muitos efeitos colaterais ao uso dos medicamentos hormonais podem ter estes efeitos minimizados pela ação da acupuntura.

Além disso, o complemento do processo de transferência embrionária com acupuntura, no dia do procedimento, tem mostrado associação com melhora significante na taxa de gestação clínica, de prosseguimento da gestação, e de nascidos vivos. Isso ocorre porque a acupuntura age diminuindo a contratilidade uterina que ocorre em reação à transferência e favorece a expulsão do embrião.

O tratamento, em geral, se estende para a gestação, principalmente durante o primeiro trimestre, em que a paciente apresenta maior índice de náuseas, vômitos e desconforto.

Enfim, quando se compara os estudos que tratam da influência da acupuntura na infertilidade, tem-se que o aumento médio da taxa de gravidez é de 12% a 14%, número razoável ao se tratar de algo tal delicado quanto ter um bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top