Câncer de Mama x Fertilidade
O Outubro Rosa é uma campanha mundial, realizada anualmente no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.
O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.
Embora seja mais comum em mulheres acima de 50 anos, as estatísticas indicam que a incidência deste câncer tem aumentado em mulheres em idade reprodutiva (entre 15 e 49 anos). No Espírito Santo, um terço dos diagnósticos ocorrem nessa faixa etária.
Para que haja maiores chances de cura, o tumor deve ser identificado precocemente, através da mamografia, que deve ser realizada anualmente após os 40 anos de idade, ou antes, caso haja fator de risco.
Com terapias cada vez mais eficazes, felizmente a maioria atende a critérios de cura, obtendo uma boa expectativa de vida após a doença.
Entretanto, como os quimioterápicos são tóxicos para os ovários, muitas dessas mulheres apresentam o diagnóstico de infertilidade após o tratamento, devido à falência ovariana, que é irreversível.
Tal fato pode ser evitado através do congelamento de óvulos antes da quimioterapia, pois o procedimento não atrasa nem prejudica o tratamento, podendo ser determinante no futuro reprodutivo.
Há VIDA após o câncer de mama e ela pode ser FÉRTIL!!!